sexta-feira, 31 de julho de 2015

Meninos mostram que a periferia não é só violência

O funk foi a saída encontrada pelos autores do hit No Passinho da Cabritinha para fugir da dura realidade presente nas comunidades em situação de vulnerabilidade social
__________________________________________________
Por William de Jesus
Teófilo Otoni – “No passinho, no passinho, no passinho da cabritinha... sou seu barriga cheguei, mas estou caindo fora, chama o Chaves recebe sempre com pancadas e a Chiquinha filha do Seu Madruga, está me devendo 14 meses de aluguel”.  O funk foi a saída encontrada pelos autores do hit No Passinho da Cabritinha para fugir da dura realidade presente nas periferias, onde a violência é uma preocupação constante, principalmente, por causa da rivalidade entre as facções na disputa por pontos de venda de drogas.
Além de estudar, Adrian Pires, 10 anos, e Gustavo Soares, 11, passam os dias soltando pipa, brincando de pique-pega, e, claro, fazendo música. Eles sonham com o sucesso e querem ser referência como MCs de funk. Assim como no futebol, o ritmo representa hoje na vida desses meninos a chance de sair da pobreza, fazer fama e ganhar muito dinheiro. Atualmente, o funk vive um bom momento comercial uma vez que uma única canção de sucesso pode garantir uma boa grana. Enquanto a tão sonhada fama não chega, os adolescentes continuam freqüentando uma igreja onde eles conseguem usar os instrumentos musicais para ensaiar suas músicas.
O funk ostentação
Artistas de outros gêneros também fazem parte do gosto musical dos meninos como Michel Teló e Luan Santana. Porém, a sensação entre eles chama-se MC Guimê. O cantor é um dos principais nomes do funk ostentação, uma vertente que carrega em suas letras mensagens ligadas ao luxo e ao consumo, e gera um verdadeiro fascínio entre a garotada da periferia. “Ele é a minha inspiração. Eu gosto muito do estilo e do jeito que ele canta. Assim como ele, eu também fazer sucesso cantando meus funk e ajudar minha avó, minha mãe e meus vizinhos”, disse Adrian.

Depois de longas conversas para decidir o nome da dupla, os dois amigos chegaram à conclusão que MC PI e MC Gustavo tem tudo a ver com o som que eles querem fazer. “Pensamos em vários nomes, mas acho que esse ficou melhor. Acho que vai dar certo. Meu sonho é ter dinheiro pra ter minha casa e meu carro. Dar uma vida melhor pra minha família”, afirmou Gustavo.  

Nenhum comentário: